Tendências no paisagismo

Atualizado: 28 de Dez de 2018


Hoje no paisagismo está em voga o uso de espécies nativas, os telhados verdes, os jardins verticais, as piscinas biológicas, jardins ou horta de temperos e árvores frutíferas.

O crescimento desordenado das nossas cidades teve como consequência a destruição das áreas verdes naturais de cada local. Hoje, muitas pessoas acreditam ser necessário refazer essas áreas e minimizar os danos causados plantando espécies nativas.


O uso dos telhados verdes também é uma tentativa de minimizar o alto índice de impermeabilização do solo que encontramos nos centros urbanos. Além de contribuir no conforto térmico da edificação em que foi projetado, ajuda a aliviar o efeito das ilhas de calor, purifica o ar e também desacelera a vazão de águas pluviais que nas ruas, minimizando as inundações.


Os jardins verticais podem ser executados de forma simples como um gradil e vasos pendurados como também em sistemas mais complexos incluindo automatização da irrigação. De todas as formas, ambientalmente, desempenha as mesmas funções do telhado verde, mas por estar num plano próximo ao olhar, leva-se em consideração o fator estético e a sensação de conforto incitada no usuário do espaço onde está alocado.


As piscinas biológicas são lagos ornamental utilizado como piscinas. A filtragem fica por conta de micro-organismos e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. Muito utilizada em países europeus como Alemanha, Áustria e Suíça, arquitetonicamente, elas se integram melhor na paisagem do que as piscinas tradicionais.


Com a valorização da gastronomia nas mídias, muitas são as pessoas que voltaram a cozinhar o seu próprio alimento e nada mais gostoso do que utilizar ervas frescas para temperar carnes, saladas etc. Em função disso, e de serem plantas mais fáceis de cultivar, hortas de temperos estão sendo bastante difundidas e usadas nas residências, mesmo em espaços pequenos.


Nessa mesma abordagem entra o uso de árvores frutíferas que nos fazem retornar a infância, quando comíamos frutas direto do pé. Para resolver o problema de casas com pátios reduzidos ou apartamentos, as frutíferas estão sendo cultivadas em vasos como é o caso das jabuticabeiras, limoeiros, pitangueiras, etc.


#dicaadica #lumassaro #souarquitetapaisagista #paisagismodeverdade #lifestyle #plantslife #WixBlog

0 visualização

Luciane Massaro: Arquiteta paisagista / Tel: (51)99314 9988 / lumassaro@hotmail.com / © 2018 por Luciane Massaro. 

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle